A poucos dias conversando com uma pessoa, falávamos das coisas que não fizemos e também a respeito daquelas que poderíamos ter feito. Disse então que tenho me esforçado para desfrutar as que estão acontecendo. Tomei essa decisão pois tenho exercitado algumas verdades espirituais, por exemplo: Planejar é importante, mas o excesso de futuro traz ansiedade. De igual modo o passado é um grande professor, mas o excesso dele nos aprisiona no ambiente da nostalgia.
A forma como decidimos perceber a vida pode deixar a nossa jornada mais leve e também mais pesada. Jesus, nos convida a buscar as percepções do seu Reino. Quando este torna-se a lente dos óculos através do qual enxergamos a realidade. O passado torna-se a expressão de sua bondade e misericórdia, já o futuro a expressão da sua providência. De igual modo, o hoje é o resultado de sua bondade sempre presente independente de nosso estado atual.
Particularmente eu creio que também por causa disto ele nos disse:
Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.
Lucas 11:34,35